domingo, 14 de agosto de 2011

Brasil Seikyo - edição 2095 - publicado dia 13/08/2011


Editorial

Edição 2095 - Publicado em 13/Agosto/2011 - Página A2

Divisão Sênior é marido, companheiro, líder, amigo... e pai!

Neste domingo, dia 14, é comemorado o Dia dos Pais. Desejamos que todos os pais, biológicos ou não, tenham muita saúde, sabedoria e disposição para superar as circunstâncias adversas naturais da vida junto com todos os familiares.
Há 64 anos, dia 14 de agosto de 1947, o nosso mestre participava pela primeira vez numa reunião da Soka Gakkai. Levado por colegas que o convidaram para uma “palestra sobre filosofia de vida” ele, enfim, encontrou-se com aquele que viria a ser seu eterno mentor: Jossei Toda. Além de mestre, ele era um verdadeiro pai para o presidente Ikeda.
O presidente Ikeda se casou com a Sra. Kaneko em 3 de maio de 1952 e três filhos vieram a completar a família: Hiromasa, Shirohisa e Takahiro.
Um episódio comovente foi o falecimento de Shirohisa, aos 29 anos, ocorrido em 3 de outubro de 1984, ano em que o presidente Ikeda fez sua terceira visita ao Brasil. Ele se encontrava em atividades na região de Kansai e mesmo após receber a notícia da morte de seu filho, permaneceu no local até cumprir toda a sua agenda.
Eis o relato de um jovem que acompanhou o presidente Ikeda naquele dia:
“Após providenciar o imediato retorno de sua esposa a Tóquio, o presidente Ikeda permaneceu em Osaka até o dia seguinte para cumprir todos os seus compromissos. Incentivou os jovens até o derradeiro momento de sua partida do aeroporto de Kansai. ‘Deixo nas mãos dos jovens o futuro de Kansai!’, foram suas palavras na hora da partida. A bordo do avião, quase sozinho, as lágrimas contidas até então encheram-lhe os olhos. Era o choro de um homem, de um pai, que perdera seu amado e precioso filho.”(1)

Dia da Divisão Sênior

Em 1947, o Japão vivia ainda sob o efeito da tragédia de dois anos antes: as explosões das bombas atômicas que arrasaram Hiroshima e Nagasaki, nos dias 6 e 9 de agosto de 1945. E, naquela primeira reunião de palestra, o jovem Daisaku Ikeda sentiu que existia ao menos uma pessoa que merecesse a devoção de suas energias ao conhecer Jossei Toda.
Ele o adotou como seu mestre e, por isso, a prática provisória foi rápida: apenas dez dias. O presidente Ikeda relembra: “O dia em que me converti ao Budismo de Daishonin, 24 de agosto de 1947, era um domingo. Recordo-me de que foi um dia extremamente quente. A recitação do sutra durante a cerimônia de concessão do Gohonzon era realizada num ritmo muito lento, e me lembro de que minhas pernas doíam por ter de ficar ajoelhado por tanto tempo. Embora tenha entrado para a Soka Gakkai por me sentir atraído pelo caráter do Sr. Toda e por buscar uma profunda filosofia de vida, sentia na verdade certa resistência com relação à religião. Meu pai se opôs duramente à minha decisão de entrar para a Soka Gakkai, e minha mãe, que tentava fazer a mediação entre nós dois, sofreu muito por causa disso”.(2)
Mas Jossei Toda solicitou que ele insistisse na prática por alguns anos e garantiu que os resultados seriam positivos. A grandiosidade da Soka Gakkai e da SGI é, portanto, a prova da convicção expressada por Jossei Toda e do caminho da unicidade de mestre e discípulo.
A Divisão Sênior foi fundada em 5 de março de 1966, quase 15 anos após a fundação das outras divisões. Pela consideração do presidente Ikeda aos “Pilares de Ouro”, a divisão tem como data comemorativa o dia da sua conversão, elevando assim a responsabilidade pelo fortalecimento da organização, a criação de jovens de valor humano e a proteção de todos os membros da incomparável Família Soka.
1. Kaneko — Seu sorriso, Sua felicidade, p. 151.
2. Brasil Seikyo, edição no 1.878, 3 de fevereiro de 2007, p. A3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário