domingo, 4 de setembro de 2011

Encontro com o Mestre


Tópicos - Boa saúde e longevidade

Edição 2096 - Publicado em 20/Agosto/2011 - Página A12
''Em termos atuais, praticar a meditação... significa recitar Daimoku ao Gohonzon. Explicando isso de forma mais acessível, não podemos transformar nosso carma com uma fé fraca e vacilante. Mas se, embora afligido pela doença, refletirmos profundamente sobre nossa vida e perseverarmos tenazmente com uma forte fé, podemos transformar nosso carma e descobrir um meio de rompermos os sofrimentos do nascimento e da morte” 
(Brasil Seikyo, edição no 1.288, 10 de setembro de 1994, p. 3).
VIVER INTENSAMENTE: ‘‘A vida é o mais precioso de todos os tesouros. Espero que todos vocês desfrutem boa saúde e longevidade, vivendo cada dia insubstituível com toda plenitude e criando infinito e imensurável valor” (Brasil Seikyo, edição no 1.743, 10 de abril de 2004, p. A3).
SÉCULO DA VIDA.“O século 21 é o século da vida — o que significa que também é o século da saúde e longevidade. Espero que todos sejam brilhantes modelos de uma vida de criação de valor” (Ibidem).
A BASE DA SAÚDE. “A base da saúde é a forte fé, que nos capacita a extrair uma forte energia vital, triunfar sobre as forças negativas e prejudiciais e transformar o carma. Daishonin deixou esta famosa declaração: ‘O Nam-myoho-rengue-kyo é como o rugido do leão. Que doença pode, portanto, ser um obstáculo?’ (WND, p. 412). A fé expande e fortalece nossa energia vital; ela desenvolve nosso caráter e nos faz crescer e amadurecer. Também é importante trabalhar em prol do Kossen-rufu na Soka Gakkai, nossa grandiosa organização transbordante de enorme energia vital” (Ibidem).
TENHA FORTE FÉ. “O presidente Toda declarava com absoluta convicção: ‘Se tiver uma forte fé, então, assim como o sutra afirma, você obterá uma nova e poderosa energia vital, conseguindo uma renovação na vida no que diz respeito aos seus negócios e também a sua saúde. (...) [As coisas de que você necessita para o sustento de sua vida] continuarão a brotar, tal como a água borbulhando da terra’” (Ibidem).
O budismo é razão. “É absurdo pensar que apenas por termos fé no Gohonzon jamais precisaremos de um médico. Esse modo de pensar não é o Budismo. O segundo presidente da Soka Gakkai, Jossei Toda, costumava dizer que se uma pessoa tem uma doença que um médico pode curar, deveria procurar tratamento médico” (Ibidem, edição no 1.288, 10 de setembro de 1994, p. 3).
DETERMINAÇÃO. “O verdadeiro caminho da fé quando uma pessoa encontra a doença é determinar que ela definitivamente se recuperará, e então empreender ações sábias para atingir esse objetivo” (Ibidem).
O SEGREDO DA LONGEVIDADE. “Qual é o segredo da longevidade? As diferenças individuais são certamente um fator, e, além disso, existe uma considerável variedade de opiniões. Para nós, nem é preciso dizer que a nossa prática da recitação do Daimoku é um determinante fundamental.
“Deixando isso de lado, diz-se geralmente que o procedimento psicológico de uma pessoa tem uma importante influência sobre a sua duração de vida. Por exemplo, diz-se que: 1 - É importante não se ­preocupar muito com as coisas. Em uma escritura, Sakyamuni declara: ‘Não se apegue ao passado. Não se preocupe com o futuro. O passado já foi. O futuro ainda está por vir. Apenas trabalhe diligentemente no que você deve estar fazendo agora’ (Tyubu Kyoten, v. 4.)
“É tolice estar sempre cheio de preocupação com as coisas do passado, ou sofrer desnecessariamente com as coisas do futuro. O importante é vivermos cada dia sincera e conscienciosamente. (...) 2 - Deve-se ‘viver com objetivo ou meta claros’.
“A esperança é vida. Perder a esperança é deixar de viver como ser humano‘‘ (Ibidem, edição no 1.208, 30 de janeiro de 1993, p. 3).
LUTA. “Avançando sempre com sabedoria e otimismo, vamos conduzir nossa vida de forma a demonstrar eloquentemente que ‘Luta significa boa saúde’, ‘Luta significa longevidade’ e ‘Luta significa alegria’” (Ibidem, edição no 1.758, 7 de agosto de 2004, p. A3).
Retribuição. “Em seu escrito A transformação do carma determinado endereçada a Myojo, a esposa doente de Toki Jonin, Nitiren Daishonin não somente explana a poderosa força do Budismo em vencer as funções malignas da doença mas também recomenda que Myojo seja examinada pelo médico Shijo Kingo. Em outras palavras, ele solicita que ela procure tratamento médico. Depois a instrui tanto para acumular o ‘tesouro da fé’ como para tomar medidas apropriadas para o ‘tesouro do corpo’, de forma a proteger sua preciosa vida” (Ibidem, edição no 1.288, 10 de setembro de 1994, p. 3).
Tesouro do corpo. “Nitiren Daishonin afirma: ‘O tesouro do corpo é muito mais valioso do que aquele guardado no cofre, e o tesouro guardado no coração é muito mais valioso do que o tesouro do corpo’ (END, v. I, p. 297). Isso não significa que somente os tesouros do coração são importantes. Quando nos tornamos ricos no tesouro do coração através de nossa firme prática da fé, os tesouros do corpo, tal como a saúde, e os tesouros do cofre, tais como as riquezas materiais, naturalmente seguirão (Ibidem).

Nenhum comentário:

Postar um comentário