domingo, 4 de setembro de 2011

Um modo de vida iluminado


Um modo de vida iluminado

Edição 2096 - Publicado em 20/Agosto/2011 - Página B8

Divisão Sênior

De modo geral, todos nós queremos muito sermos felizes e mudar para melhor. Desejamos muito os bons efeitos... Mas, numa preocupante frequência, negligenciamos as causas que os proporcionam.
Mudanças exigem que as pessoas aprendam coisas novas, e se não as buscarmos fica difícil mudar. Existe a inércia de uma mecânica criada por nós para resolver e conduzir nossa vida. Certa ou errada, essa é a maneira que vivemos nosso dia a dia. Vencer os grilhões da inércia e mudar o jeito de pensar significa abrir mão de muitos aspectos desse modo de viver, coisa extremamente difícil de colocar em prática, por melhor que seja a compreensão dessa necessidade. O medo e a insegurança frequentemente nos impedem de mudar.
HOSSHAKU KEMPON
A grande mudança proporcionada pela prática do Budismo Nitiren é a revolução humana, cuja vida pode alcançar a verdadeira identidade de sua missão no mundo. O Budismo esclarece o princípio de hosshaku kempon (abandonar o transitório e revelar o verdadeiro).
O presidente Ikeda orienta: “Independentemente do que tenha ocorrido no passado ou o que esteja acontecendo agora, nós podemos fazer uma nova causa no presente — uma verdadeira causa embasada na Lei Mística, que é a causa mais forte de todas — e redirecionar o curso atual da vida. Nossa fé nos dá o poder de continuar a avançar vitoriosamente por um futuro radiante” (Brasil Seikyo, edição no 2.011, 14 de novembro de 2009, p. A5).
MESMO CORACÃO DO MESTRE
A oração baseada na unicidade de mestre e discípulo é o que transforma. Mesmo sem entender, quando se vive nessa sintonia, o juramento se torna um desejo. Quando isso acontece, a pessoa começa a desejar o Kossen-rufu como um objetivo de vida e, assim, assume naturalmente um modo de vida iluminado.
Em 24 de agosto de 1947, o presidente Ikeda despertou para a sua missão por meio da conversão ao Budismo Nitiren.
Nós, integrantes da Divisão Sênior, temos a missão de apoiar e conduzir nossos amigos ao Budismo: vamos ser felizes e fazer os outros ainda mais felizes. 
Vamos vencer na campanha Cada Família Faz Um e aproveitar a inscrição no Exame de Budismo para nos aprimorar e aprofundar no estudo. Afinal, quem estuda desperta e fica esperto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário