sábado, 10 de setembro de 2011

Encontro com o Mestre


Encontro com o Mestre


[Tópicos] Gosho, fonte de ilimitada esperança

Edição 2099 - Publicado em 10/Setembro/2011 - Página A9
O importante é que o estudo do Budismo não existe simplesmente para seu próprio benefício; a verdadeira atitude dos discípulos budistas é buscar o estudo com base na fé para nutrir a convicção e a ação” (Brasil Seikyo, edição no 1.293, 22 de outubro de 1994, p. 3).
ESTUDEM TODOS OS DIAS. “Aqueles que estudam o Gosho todos os dias, mesmo que seja apenas um pouco, chamam constantemente os ventos da mudança e do crescimento em sua vida — as brisas refrescantes que nutrem e fortalecem a sua fé. Os escritos de Nitiren Daishonin são realmente profundos. A cada leitura, há novas descobertas e são feitas novas determinações” (Brasil Seikyo, edição no 1.293, 22 de outubro de 1994, p. 3).
FÉ E GOSHO. “... o Sr. Toda disse-me: ‘A menos que você leia o Gosho com uma fé tão vasta quanto o oceano, jamais compreenderá o que Daishonin realmente queria dizer. Tentar compreender o Gosho apenas com o intelecto é um erro terrível’. Em horas de grandes provações, o Sr. Toda sondava as profundezas do Gosho” (Ibidem).
ESPÍRITO DE PROCURA. “...existem muitas coisas que não sabemos sobre palavras que usamos com frequência. Um espírito de procura novo e revigorante é o mecanismo que dirige a nossa prática budista. Se perdermos esse espírito, cessaremos o nosso avanço; se ficarmos convencidos e acharmos que sabemos tudo, a nossa vida se tornará estagnada e poluída. Mesmo quando estudarmos os ensinos budistas, devemos preservar o vívido espírito de constantemente perguntar ‘por que’?” (Ibidem).
GRAVEM CADA PALAVRA. “O estudo dedicado sempre resulta no crescimento pessoal. Espero que aqueles que seguirem seus passos peguem o seu bastão e continuem a tradição. Também espero que vocês, membros da Divisão dos Jovens, empenhem-se no estudo dos ensinos de Daishonin com uma diligência cada vez maior. Por favor, gravem cada palavra do Gosho em sua vida e esforcem-se com todas as suas forças” (Ibidem).
ESCRITOS DE ESPERANÇA. “Os Gosho são escrituras de ilimitada esperança. Enquanto estudarmos os Gosho e colocarmos seus ensinos em prática, jamais ficaremos num beco sem saída” (Ibidem, edição no 1.362, 13 de abril de 1996, p. 3).
O RUGIDO DO LEÃO. ”O Gosho é uma escritura eterna. É um brado comovente do próprio Daishonin. É um clamor apaixonado de verdade e justiça, um poderoso rugido do leão, que Daishonin deixou para nós, que praticamos o Sutra de Lótus nesta era maligna dos Últimos Dias da Lei, em que as forças malévolas proliferam. Ele nos conclama, com todo vigor: ‘Lutem com coragem e nunca abandonem a fé!’, ‘Adornem sua vida com triunfos!’, ‘Derrotem o mal decididamente!’. É por isso que todos nós, como discípulos de Daishonin, devemos nos perguntar com seriedade, sempre que lermos o Gosho: ‘De que forma viverei minha vida? Como lutarei em prol do Kossen-rufu?’” (Ibidem, edição no 1.786, 5 de março de 2005, p. A3).
VIVENDO O ESPÍRITO DO BUDA. “Alguns Gosho, naturalmente, são muito doutrinais e complexos. Não temos necessariamente que compreender todos os ensinos de Nitiren Daishonin. O importante é termos um profundo desejo de ler o Gosho e expor nossa vida, mesmo que por um curto período de tempo por dia, ao espírito de Nitiren Daishonin” (Ibidem, edição no 1.362, 13 de abril de 1996, p. 3).
NÃO DEIXEM DE LER. “Certa vez, o Sr. Toda disse a um certo membro da Divisão Feminina de Jovens: ‘Você deve ler mais o Gosho. Tudo de que você precisa está escrito lá’. Não há perda maior que deixar de ler o Gosho, pois as respostas para a solução de todos os mais difíceis problemas na vida e na sociedade encontram-se nele. Os escritos de Daishonin possuem uma benevolência tão infinita quanto as profundezas do oceano. Eles contêm ilimitada sabedoria, convicção e ardente espírito de luta. A lei fundamental que governa toda a vida e o universo está claramente revelada no Gosho” (Ibidem, edição no 1.767, 16 de outubro de 2004, p. 3).
CONVICÇÃO. “Estamos comprometidos com o estudo que aprofunda nossa convicção, forja nossa determinação e forma a base de nossas ações. Nessa atitude está o verdadeiro movimento para a prosperidade do Budismo” (Ibidem, edição no 1.348, 16 de dezembro de 1995, p. 4).
AOS DIRIGENTES. ”Uma pessoa perguntou-me o que podemos fazer para ajudar os novos membros a entenderem melhor a doutrina budista. É vital que os dirigentes, em primeiro lugar, esforcem-se com seriedade para aprofundarem o estudo do Gosho. A chave está no fato de os próprios dirigentes lerem os escritos de Daishonin para que se inspirem e se sintam convictos da exatidão do que Daishonin diz, para então compartilharem seus sentimentos com os membros. Tudo se resume nos dirigentes” (Ibidem, edição no 1.683, 11 de janeiro de 2003, p. A3).
A BASE DE NOSSA FÉ. ”Estudar os escritos de Daishonin com toda diligência é uma tradição na Soka Gakkai. Em particular, o aprendizado budista que adquirimos quando jovens torna-se a base de nossa fé por toda a vida” (Ibidem, edição no 1.866, 4 de novembro de 2006, p. A3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário