domingo, 4 de setembro de 2011

Mudar a mente transforma o mundo


Mudar a mente transforma o mundo

Edição 2096 - Publicado em 20/Agosto/2011 - Página A7

A convite da Universidade Cruzeiro do Sul, BSGI participa da semana jurídica da instituição em São Miguel Paulista/SP

Palestra sobre Cultura de Paz mostra o papel de cada indivíduo para a mudança social

DEFENSORES DA JUSTIÇA. Acima, professores, coordenadores do curso de Direito, o palestrante e integrantes da BSGI local posam para foto comemorativa

Sons da paz. A Camerata Ikeda da OFBHI se apresentou na Unicsul para abrilhantar a Semana Jurídica da instituição
REDAÇÃO e ARCO-ÍRIS
A Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul), localizada no bairro de São Miguel Paulista, região leste da capital Paulista, recebeu, dia 10, a palestra “Cultura de paz — O infinito potencial humano”, que abriu a semana jurídica da instituição. 
Prestigiaram o evento 313 alunos, docentes, coordenadores do curso de Direito da universidade e mais de 120 membros da BSGI.
A mesa foi composta pelo Prof. Ms. José Carlos Viana, coordenador do curso de direito da Unicsul; Prof. Fernando Tadeu Marques, coordenador adjunto de direito da Unicsul; Prof. Douglas Galiazzo, docente da Unicsul e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB, além de outros professores.
O vídeo institucional da BSGI abriu a palestra, seguido pela apresentação da Camerata Ikeda.
Ricardo Miyamoto, coordenador da DJ palestrou representando a BSGI. Ele, que também é advogado, elucidou a visão humanista do Dr. Daisaku Ikeda, um dos maiores pensadores do século 21, e discorreu sobre seu conceito de paz. “A paz mundial se inicia com cada indivíduo. Quando a minha vida é pacífica, o meu ambiente se torna pacífico”, afirmou.
Citando o pensamento do Dr. Ikeda, compartilhou que a intolerância, a não compreensão das diferenças e o não reconhecimento do potencial humano são os principais pontos que contribuem para a discórdia mundial.
Em seguida, foi exibido o vídeo Um outro modo de ver as coisas e Miyamoto comentou: “Todos devemos lutar por uma sociedade melhor. Vamos ser práticos, ver o outro lado das coisas, enxergar a realidade como um todo, pois o potencial do indivíduo é ilimitado, o ser humano é um universo em miniatura”.
Ele finalizou: “A paz existe e depende da atitude e ação de cada um. Analisar a realidade de vários aspectos, com interação entre as culturas é conduzir o futuro de nossa sociedade a partir da atitude. O Dr. Ikeda é o epítome desse pensamento e ele é a esperança da humanidade para criar uma cultura de paz sólida e eterna”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário