sábado, 10 de setembro de 2011

Vitória absoluta: prudência, coragem e fé!

Vitória absoluta: prudência, coragem e fé!
Edição 2097 - Publicado em 26/Agosto/2011 - Página B7

Matéria da reunião de palestra de Setembro

INTRODUÇÃO


A vitória nasce na MENTE. A batalha crucial acontece e deve ser vencida na mente. Uma postura mental adequada tem o extraordinário poder de sintonizar a vida à Lei Mística e produzir a vitória absoluta. Essa postura mental adequada consiste de: PRUDÊNCIA, CORAGEM e FÉ. É uma fórmula que FUNCIONA para qualquer situação e desafio.
PRUDÊNCIA
Prudência é a capacidade de perceber o que se passa ao redor e a disposição de avançar com energia, mesmo depois de alcançar a vitória. Essa “prudência” não significa ser excessivamente cuidadoso a ponto de não conseguir realizar nada. Isto é ser apenas medroso. É se colocar em movimento, sem enfraquecer a disposição interior. 
Duas situações podem TIRAR a pessoa da rota da felicidade: (1) Desanimar diante dos desafios. (2) Perder-se ao conquistar uma vitória. A mente de um imprudente está DESANIMADA com os problemas ou EMBRIAGADA com as conquistas.
A prudência é o remédio para manter a vida no caminho da felicidade eterna e absoluta. Ser prudente é manter-se no FOCO sabendo exatamente “PARA QUE” você se dedica. Esse “para que”, no caso dos membros da SGI, é o. Portanto, prudente é manter-se conectado com a Lei Mística.
CORAGEM
Coragem é agir destemidamente, sem perder a calma e com sabedoria. O corajoso age “NA CERTEZA” da vitória e nunca recua.
Ser corajoso não é ser estabanado e inflexível. Coragem também é ter a capacidade de adaptar a própria postura quando for necessário corrigir a rota para manter-se alinhado à Lei Mística. Na prática, CORAGEM é AGIR, conforme planejado e baseado em valores humanos nobres e virtuosos.

Fé é a DETERMINAÇÃO de manter-se fiel à Lei Mística independentemente das circunstâncias. A fé é o solo de onde brotam a coragem e a prudência. Na prática não é simplesmente acreditar. É incorporar os valores do Budismo e agir com total fidelidade à eles. Para um membro da Soka Gakkai, prudência, coragem e fé são manifestadas de forma concreta no ato de recitar o Nam-myoho-rengue-kyo e praticar o Chakubuku.
CONCLUSÃO
Cultivar a vitória na mente é praticar o Budismo de corpo e alma. Prudência, coragem e fé mantém a mente IMUNE à negatividade. Essa é a chave para vencer sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário