domingo, 4 de setembro de 2011

Monarcas em Ação


Monarcas em Ação


Exame de Budismo — seja aprovado na prática da fé!

Edição 2097 - Publicado em 26/Agosto/2011 - Página A2

por Paulo Endo

Muitos novos membros vêm ingressando na BSGI pela propagação de vida a vida promovida nas organizações cujo verdadeiro aspecto é o de uma religião voltada para as pessoas e em prol das pessoas, que é a essência do Budismo Nitiren. O objetivo da Soka Gakkai sempre foi o de promover ações visando o aprimoramento do indivíduo com base na prática budista resultando na extraordinária revolução humana de cada um.
Um dos primeiros princípios budistas que aprendemos é o da “Fé, Prática e Estudo”, conforme descrito pelo próprio Buda Nitiren Daishonin na frase do escrito O Verdadeiro Aspecto de Todos os Fenômenos: “Exerça-se nos dois caminhos da prática e do estudo. Sem eles, não pode haver Budismo. Deve não somente perseverar em sua fé, mas também ensinar aos outros. Tanto a prática como o estudo surge da fé. Ensine aos outros com o melhor de sua habilidade, mesmo que seja uma única sentença ou frase” (Os Escritos de Nitiren Daishonin, v. 5, p. 255).
Na Nova Revolução Humana, o presidente Ikeda descreve sobre o objetivo da realização do Exame de Budismo e como devemos encará-lo: “O exame de Budismo da Soka Gakkai foi criado como uma forma de estimular o estudo da filosofia de vida de Nitiren Daishonin ao longo de nossa vida. (...) Por outro lado, mesmo que não sejam aprovados, devem fazer disso uma oportunidade para desafiarem a si mesmos e se empenharem ainda mais no estudo do Budismo para serem aprovados na prática da fé. Aliás, isso é o mais importante. Além disso, espero que todos gravem as frases das escrituras profundamente no coração e desenvolvam uma fé realmente firme e forte que não se abale diante de quaisquer obstáculos ou infortúnios” (V. 4, p. 17-18).
O presidente Ikeda expõe que a importância de participar do Exame de Budismo reside exatamente no fato de fortalecer a convicção da prática da fé com base em frases das escrituras de forma a não se abalar diante das dificuldades.
Na própria história da BSGI não é pequeno o número de companheiros que conquistaram inúmeras vitórias por meio da melhor compreensão da vida e da maior autoconfiança adquirida por meio estudo do Budismo: desafiaram a pouca escolaridade, a falta de tempo para estudar ou a dificuldade em superar sua deficiência física. Elas comprovaram vitórias na vida, isto é, foram “aprovadas na prática da fé”. Até o dia 2 de outubro junte-se ao movimento de incentivo aos participantes, em especial, aos companheiros que não possuem ainda a experiência de Exame de Budismo.
Paralelamente, as pessoas que irão participar já começam a se empenhar com seriedade na leitura e no estudo das matérias, sempre com o apoio dos veteranos.
Em nome da Comissão Organizadora do Exame de Budismo 2011, peço que não tenha receio e nem se sinta constrangido de participar do exame, mesmo que acredite não estar devidamente ou nada preparado. Desafie suas circunstâncias e compareça corajosamente ao local de exame. Independentemente de conseguir responder ou não às questões e de ser ou não aprovado, por este desafio será ‘aprovado na prática da fé’. E isso será um inestimável tesouro em sua vida para superar todo o tipo de obstáculo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário